Será fácil comunicar com as crianças? Como fazê-lo acerca de assuntos relacionados com a Nutrição, sejam eles a alimentação, publicidade, doenças associadas…? Este espaço está direccionado para os mais pequenos, para a comunicação com os mesmos, no entanto será de grande interesse para todos, miúdos e graúdos!

terça-feira, 29 de maio de 2007

Inquérito a Crianças do Ensino Básico

Segundo um estudo realizado no âmbito do Projecto Bom Dia Planta em parceria com o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, apenas uma em 27.500 crianças, dos 6 aos 10 anos, consome alimentos sem açúcar ao pequeno-almoço. Os resultados revelam que apenas 12,4% das crianças tomam um pequeno-almoço com algumas escolhas saudáveis, mas não na sua totalidade, uma vez que alguns dos alimentos referidos pelos inquiridos continham açúcar.
Helena Cid, nutricionista envolvida no projecto, considera os resultados "alarmantes" e que mostram ser "necessário actuar contra a obesidade infantil e a má alimentação das crianças".
E o que comem as crianças? Os alimentos referidos como sendo os mais frequentes ao pequeno-almoço foram as bolachas (54,1%), pão com manteiga (47%) e fruta (37,3%). Relativamente às bebidas, 47,2% das crianças indicou ser habitual beber leite com chocolate ao pequeno-almoço, 39,5% leite simples, 13,2% leite com café, 4,5% sumos de pacote e 3% sumos com gás.

Uma outra conclusão do estudo foi que 84,9% das crianças inquiridas passam, no mínimo, 11 horas em jejum por saltarem refeições, nomeadamente antes de deitar ou a meio da manhã.
A nutricionista sublinha que está comprovada a baixa de rendimento escolar, e até nas brincadeiras, quando não há uma alimentação equilibrada diária, porque a escassez de determinados nutrientes prejudica o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.
"O combustível do cérebro é o açúcar, pelo que é fundamental as crianças comerem diariamente pão, um alimento com açúcar de absorção lenta que permite ter sempre energia, contrariamente a um bolo que tem elevados níveis de sacarose e que facilmente se converte em gordura", exemplifica.

Sem comentários: