Será fácil comunicar com as crianças? Como fazê-lo acerca de assuntos relacionados com a Nutrição, sejam eles a alimentação, publicidade, doenças associadas…? Este espaço está direccionado para os mais pequenos, para a comunicação com os mesmos, no entanto será de grande interesse para todos, miúdos e graúdos!
sexta-feira, 25 de maio de 2007
O melhor... para o Bebé e para a Mãe
O leite materno é um leite com uma quantidade equilibrada de nutrientes, proporcionando um óptimo desenvolvimento e crescimento ao recém-nascido (RN), ao lactente, na infância e na adolescência, e a saúde plena do futuro indivíduo, sobretudo tendo em consideração as doenças de base metabólica e nutricional.
O aleitamento materno tem inúmeras vantagens, quer para o bebé quer para a mãe e deve, sempre que possível, ser praticado até aos 4/6 meses de idade do bebé, altura em que inicia a diversificação alimentar.
O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado a quase todos os RN, salvo raras excepções. Previne infecções gastro-intestinais, respiratórias e urinárias e tem um efeito protector sobre as alergias; melhora também a adaptação a outros alimentos e, a longo prazo, tem um importante efeito na prevenção da diabetes e de linfomas.
Por outro lado, para a mãe, amamentar o seu filho facilita a involução uterina, diminui o risco de cancro da mama, protege de nova gravidez e, sobretudo, permite sentir o prazer único de amamentar, momento em que se estabelecem os primeiros actos de intercomunicação mãe-filho, benéficos e indispensáveis para ambos. A amamentação produz um equilíbrio psico-afectivo com tradução familiar; o vínculo afectivo que se gera é fundamental para o equilíbrio e desenvolvimento emocional do RN, do lactente e, seguramente, do futuro adulto. Ao ver crescer e desenvolver-se o seu filho, a mãe reassegura-se de si, tranquiliza-se, gratifica-se e, feliz, retribuirá ao filho a segurança e tranquilidade que compartilhará com todos os que a rodeiam.
Finalmente, o aleitamento materno tem também vantagens sócio-económicas. É, para a mãe, um meio cómodo e económico, e para o bebé, seguro e saudável. O leite materno está pronto a ser administrado em qualquer lugar, a temperatura adequada, fresco e não contaminado - directamente do produtor para o consumidor.
O melhor para ambos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário