Será fácil comunicar com as crianças? Como fazê-lo acerca de assuntos relacionados com a Nutrição, sejam eles a alimentação, publicidade, doenças associadas…? Este espaço está direccionado para os mais pequenos, para a comunicação com os mesmos, no entanto será de grande interesse para todos, miúdos e graúdos!

quarta-feira, 7 de março de 2007

Geração Instantânea



Começa assim: “Falharam o Vasco Granja e o Verão Azul, as cassetes e os vinis…”.
Na edição de ontem, o jornal Público debruçava-se sobre a geração de miúdos nascidos em 1990 – a primeira geração a crescer com internet, a geração arroba, como lhe chamam.
Têm 17 anos em 2007, o que definitivamente não é o mesmo que há 17 anos atrás. Aliás, o cenário tecnológico que envolve estes adolescentes só podia, há 17 anos atrás, ser encontrado num bom filme de ficção científica.
E embora para muitos dos nascidos antes desse ano, a cibernética e afins sejam actualmente ferramentas já quase banais, existe uma grande diferença entre crescer com elas e vê-las nascer… A geração do pc, do telemóvel, do mp3, do instantâneo, é totalmente diferente de qualquer outra. Para eles, o mundo é mesmo uma aldeia global, tudo a um dedo de distância, quase sem limites ou barreiras.
Agora pense-se que de 1990 até ao dia de hoje foram percorridos mais umas dezenas de milhares de quilómetros nesta auto-estrada da ciência e tecnologia… Imagine-se como será nascer e crescer no novo milénio. Tão simples quanto isto: para estes, a geração arroba é ‘do século passado’!!
Pode começar também aqui a missão a que nos propomos, a de comunicar com os mais novos, sabendo que o seu mundo está formatado num molde em que a comunicação pode conhecer diversas formas e vias, mas principalmente que é uma encruzilhada de novos canais entupidos de boa e má informação, e que o desafio está em saber filtrá-la para melhor a aproveitar. No caso, sobre o vasto universo da nutrição e da alimentação.
‘De pequenino se torce o pepino’, a sabedoria popular adaptada. Informação de qualidade, a um click de distância. Tudo a par da tecnologia e da alta velocidade.

Sem comentários: