Porque será que os restaurantes de Fast Food têm tanto sucesso, principalmente entre as crianças/jovens?
São muitas as razões para tal acontecer, começando pelos produtos saborosos que lá são vendidos; sem sequer passarem perto do saudável, são sem dúvida alguma muito bons de saborear. O preço acessível e a facilidade em comer também pesam na escolha dos jovens: os produtos vendidos nestes espaços são baratos, acessíveis ao bolso de qualquer jovem e ainda se podem comer sem talheres, no restaurante ou noutro lugar.
Para os mais pequenos, o que os mais os chama são os brindes/brinquedos oferecidos na compra de um simples Menu e ainda os parques infantis existentes nos restaurantes, as chamadas “bricolândias”, que fazem as delícias das crianças e dão algum descanso aos pais.
No entanto, a maior “culpada” das crianças irem aos restaurantes Fast Food e, consequentemente, do seu sucesso, é a publicidade. As crianças tornaram-se o público-alvo das campanhas publicitárias de empresas como a McDonald’s, a Coca-Cola, … A comunicação dirigida às crianças cresceu bastante; hoje em dia, a televisão é apenas uma fracção das formas de marketing: também já há publicidade às grandes empresas na Internet, nos parques temáticos e nas escolas! O objectivo dos anúncios é muito claro: conseguir que os miúdos pressionem os pais e fazer com que estes comprem os produtos.É urgente proteger as crianças contra a publicidade que ataca a sua ingenuidade e é necessário proibir ou, pelo menos, diminuir de forma drástica os anúncios publicitários a alimentos muito pouco saudáveis, que são dirigidos a crianças.
Para os mais pequenos, o que os mais os chama são os brindes/brinquedos oferecidos na compra de um simples Menu e ainda os parques infantis existentes nos restaurantes, as chamadas “bricolândias”, que fazem as delícias das crianças e dão algum descanso aos pais.
No entanto, a maior “culpada” das crianças irem aos restaurantes Fast Food e, consequentemente, do seu sucesso, é a publicidade. As crianças tornaram-se o público-alvo das campanhas publicitárias de empresas como a McDonald’s, a Coca-Cola, … A comunicação dirigida às crianças cresceu bastante; hoje em dia, a televisão é apenas uma fracção das formas de marketing: também já há publicidade às grandes empresas na Internet, nos parques temáticos e nas escolas! O objectivo dos anúncios é muito claro: conseguir que os miúdos pressionem os pais e fazer com que estes comprem os produtos.É urgente proteger as crianças contra a publicidade que ataca a sua ingenuidade e é necessário proibir ou, pelo menos, diminuir de forma drástica os anúncios publicitários a alimentos muito pouco saudáveis, que são dirigidos a crianças.
1 comentário:
As crianças são, sem dúvida, um alvo fácil para o markting publicitário das empresas de fast-food! São facilmente aliciadas para o brinquedo e, claro está, também vão trincando o dito hamburguer e petiscando as batatas fritas (até porque os pais os obrigam a comer uma vez que lhes tiveram de comprar a refeição para lhes oferecer o brinde!). E assim vão interiorizando os sabores e a gostar do estilo da comida...podem até comer com as mãos não fazendo uso das regras impostas em casa!! Mas, a publicidade está a fazer o seu papael: persuadir. Por isso, o papel dos pais tem de ser ainda mais activo no que respeita à alimentação dos seus filhos e à interiorização dos hábitos alimentares correctos! é necessário que os pequenos percebam o que é verdadeiramente BOM e o mau ou menos bom. Não torná-los proibidos! Mas muito esporádicos.
Enviar um comentário